segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Chamada: FRENTE NACIONAL DE EMPREENDEDORES EM NUTRIÇÃO

Olá, amigos e amigas Profissionais da Nutrição... Estudantes, Técnicos, Universitários e Graduados!
 
Venho agradecer a todos pelo prestígio e acompanhamento das atividades do Portal Meu Nutricionista em 2010! Saibam que estamos desenvolvendo esse projeto com todo o cuidado e contamos com a continuidade do apoio de cada um, tão logo o lançarmos no ar. Temos certeza que será um sucesso! =) 
 
O intuito desse e-mail é instigar cada um de vocês a buscarem alternativas nesse ano de 2011 para que conquiste o seu espaço no mercado de trabalho não só da forma comum, onde todos já conhecem (registrado em Carteira), mas SIM e PRINCIPALMENTE sendo Empreendedores aí na sua Cidade, na sua região.
 
Tomando por base os desafios de 2011 e dos anos que virão, sugiro a criação da FRENTE NACIONAL DE EMPREENDEDORES EM NUTRIÇÃO. Podemos fomentar essa ideia a partir de nossos Órgãos de Classe, mas essencialmente começando da sua atitude individual, afinal NÃO podemos esperar que nenhum órgão faça aquilo que nós mesmos deveríamos fazer: ir em busca do sonho, do objetivo e realização pessoal. Somos capazes de muitas coisas e eu acredito no potencial de cada Profissional da nossa área no Brasil.
 
OK! Mas como encontrar uma OPORTUNIDADE aonde moro? PROBLEMATIZE algumas situações, faça perguntas, relacione-as com seus conhecimentos em Nutrição e busque alternativas criativas para solucioná-la e coloque essa ideia em prática, mostrando-a às pessoas, consolidando e precificando isso. É um estudo não muito simples às vezes, mas tenho plena convicção que isso vai lhe proporcionar forças para atuar e novos horizontes se abrirão. Faça essa experiência e confirme o que estou dizendo.
 
São inúmeras as possibilidades e sugiro algumas ideias para reflexão...
 
1) Criar loja e produtos de conveniência para Vegetarianos. (com a questão de orgânicos, alimentação natural e cuidados com o Planeta/Sustentabilidade, muitas pessoas vem demonstrando interesse em consumir menores quantidades de carne na sua dieta). Quem quiser conhecer um ótimo documentário, veja: A CARNE É FRACA, pelo Youtube.
2) Refeição pronta, balanceada e acessível para a 3a idade.
3) Grupos de orientação e culinária saudável na associação de bairro: Obesidade, Diabetes, Pressão Alta, alimentação infantil, entre outros de alta relevância. (A ideia parece simples, mas o povo brasileiro carece mais é de APOIO e ACOMPANHAMENTO, porque informação tem em todo lugar (ou não...rs).
4) Assessoria na elaboração de rótulos e cardápios (já conhecida entre nós... mas veja o campo que se abriu há poucas semanas) ---> Redes de fast-food terão de informar valor nutricional. http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=58831&canal=8
5) Ações locais para elevar o consumo de FLV (frutas, legumes e verduras)... além do arroz e feijão (que ultimamente estão em baixa no Brasil). Faça contato com hortifrutis, mercados, feirinhas... elabore uma palestra com degustação, por exemplo.
 
Sem falar nos Fitoterápicos... Nutracêuticos... Funcionais... Antioxidantes (altamente requisitados). Faça uma Especialização ou Cursos para se atualizar e mãos à obra!
 
PESSOAL... e um grande conselho: PAREM de se frustrar achando que todo Profissional, para ter sucesso DEVE ter um EMPREGO fixo. Estamos em outra era, em outro momento da história, onde as ofertas são escassas devido ao número elevado de pessoas formadas e de instituições de ensino, entre outros questionamentos. Recebemos frequentemente queixas de profissionais e centenas de currículos para indicarmos. Com o avanço da tecnologia e das informações, enviar CV´s para milhares de Agências de Emprego Nacionais virou rotina e o que é pior: acham que isso vai lhes garantir um emprego quando uma vaga na área de Nutrição surgir. Nem sempre é assim...
 
Seguem sites para consulta sobre o Tema: EMPREENDEDORISMO.
 
No mês de JANEIRO/2011 vou organizar um Bate-Papo GRATUITO On-line sobre o Tema, via Webcam/Twitter onde todos poderão ouvir e participar. Fiquem ligados nos e-mails...
 
Uma ótima semana a todas/os e bons fluidos e ideias empreendedoras para 2011!!! Estamos juntos!
 
Um abraço.
 
Flávio Viaboni
Nutricionista - CRN3 - 23.271
Diretor - Portal Meu Nutricionista
Tel.: 11 9171 15 36
flavio@meunutricionista.com.br
www.meunutricionista.com.br

2 comentários:

  1. Olá Flávio!

    Parabéns pelo post! Pura reflexão e motivação para os profissionais que acham que não há mais nada a fazer na profissão, além de ter um emprego fixo. Milhares de opções são dadas todos os dias, nós que demoramos a enxergá-las...

    Um Feliz 2011 para todos nós!


    Renata Fetter
    Blog Nutrido
    http://renatafetter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Post muito reflexivo neste período de grandes mudanças!
    Muita energia em 2011!
    Parabéns Flávio!

    Ana Paula Miranda

    ResponderExcluir