segunda-feira, 16 de maio de 2011

NOTÍCIAS: Evento para Celíacos movimenta São Paulo

16/05/2011
O Portal Meu Nutricionista foi conferir o que aconteceu no 2º Gluten Free São Paulo, realizado no último dia 14/05/2011 em São Paulo. O evento tem como missão discutir sobre a excessiva ingestão de glúten na alimentação ocidental, as doenças relacionadas, os novos alimentos e principalmente como lidar com essa proteína tão presente em nosso dia.
O evento trouxe conhecimentos  enriquecedores através de renomados palestrantes da área de nutrição, além da gastronomia e a excelente experiência de um dia inteiro com uma alimentação Zero Glúten. Todas as preparações dos ‘coffe breaks’  foram cuidadosamente feitas por profissionais e empresas especializadas, utilizando alimentos isentos de glúten como farinha de arroz, farinha de milho, polvilho, entre outros.
Os participantes puderam conhecer novos produtos por meio de estandes de várias empresas, que além de fornecer materiais informativos, comercializaram, distribuíram gratuitamente amostras e degustações e permitiram a troca de experiências, realizando também sorteios e até teste de degustação de uma nova torrada sem glúten para celíacos, que nós aliás experimentamos e aprovamos com louvor e desejamos sucesso na empreitada. Bom pra nós e, principalmente para o público celíaco!
O enfoque das palestras permitiu um passeio científico sobre a Doença Celíaca e o Intestino de uma maneira geral, tanto para leigos quanto para profissionais da área e estudantes. As linguagens foram adaptadas ao público, um grande diferencial notado.
Um início polêmico com a Nutr. Rosana Maria Cardoso, desmistificou a velha frase: “Você é o que você come”, ampliando o conceito para o que verdadeiramente é de fato: “Você é o que você come, absorve, utiliza e excreta”. Outro ponto de destaque foi a relação intestino-estresse, de muita relevância nos dias atuais demonstrando o quanto isso impacta em nossa saúde de forma sistêmica. A especialista comentou também sobre estudos do livro “The Second Brain: A Groundbreaking New Understanding of Nervous Disorders of the Stomach and Intestine, de autoria do Dr.  Michael Gershon, salientando que o intestino é o maior órgão do corpo humano em contato com o meio externo e requer cuidados e atenção especiais.
Logo em seguida, a Nutr. Andréia Naves de forma descontraída, mas muito prática e instrutiva, permeou a relação do glúten com a obesidade, enfatizando a importância do equilíbrio alimentar do celíaco e dando valiosas dicas de alimentação saudável e equilibrada.
A Nutr. Gisela Savioli, autora do livro “Tudo posso, mas nem tudo me convém”, recentemente lançado Editora Loyola, trouxe relatos de casos reais expostos em suas experiências de consultório e em seu livro, sobre pacientes que eliminaram determinados alimentos alergênicos, mudaram atitudes alimentares e comportamentos, causando mudanças significativas positivas em suas vidas no aspecto físico, mental, ambiental e emocional.
A Nutr. Lucelia Costa, atual Presidente da Federação Nacional de Associações de Celíacos do Brasil (FENALCEBRA) abordou as iniciativas e conquistas em favor dos celíacos, bem como fomentou a mobilização nacional para a Campanha de divulgação e conscientização: “Doença Celíaca: você pode ter e não saber”. Lucelia informou também sobre a recente atuação da Federação junto ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordando a importância da implantação de uma Política Nacional que permita a todo cidadão realizar um exame de intolerância ao glúten para detecção precoce de problemas intestinais causados pela proteína, além da realização de um grande estudo nacional envolvendo captação de dados no Datasus.
Finalizando o evento, o Chef Renato Caleffi, que é celíaco, falou sobre suas experiências nesse tipo de gastronomia diferenciada e apontou soluções práticas e outras mais sofisticadas para preparar pratos cotidianos, econômicos, saudáveis e de fácil execução, além de receitas e combinações interessantes para facilitar a vida alimentar do portador de doença celíaca.
Esperamos que o Gluten Free São Paulo se consolide com um evento importante para a área de alimentação e nutrição, expandindo o conhecimento sobre a doença celíaca em nível nacional, mas que atue principalmente como articulador de estratégias para a melhoria da qualidade de vida e do estado nutricional de todos os intolerantes ao glúten.
Redação Portal Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário